sexta-feira, 20 de janeiro de 2017
COMO ELIMINAR O MOFO DO FILTRO DE BARRO
Comprei um filtro de barro por muito motivos, a agua fica alcalina, se usar a vela 3 em 1 todas as impurezas da agua são retidas inclusive bactérias sem contar que o filtro de barro é uma das melhores opção para purificar a água. Porém me deparei com um problema, o mofo! Reclamei para o fabricante, mas não adiantou, me disseram que era normal e que eu deveria limpar a parte de fora somente com água uma vez na semana. Só que o meu filtro mofava a cada dois dias... Limpei com água sanitária e nada ajudou, inclusive o fabricante mandou eu jogar o filtro fora alegando que eu estraguei o filtro por ter usado água sanitária. Bom, passou um tempo e resolvi fazer um teste com cera de abelhas já que pintar ou envernizar o filtro estava fora de questão devido aos produto químicos contidos na tinta e o cheio e gosto que posteriormente deixaria na água. Então vamos a receita da cera e ao passo a passo.
Cera de abelha cremosa:
Duas partes de cera de abelha derretida para uma parte de óleo mineral de uso medicinal.
A cera de abelha pode ser em barra ou em laminas, o importante é que seja pura.
Comece selado os orifícios onde vai o filtro e a torneira.
Repetir o processo na parte interna.
Passar a cera na borda no reservatório, não há necessidade de passar em toda parte debaixo, pois esta é uma região que nunca vi mofo, porém se eu seu filtro apresenta mofo nesta parte passe a cera e lustre como fez na parte externa.
O orifício da torneira é uma região problemática, pois é mais poroso que as demais partes, então podemos passar uma camada extra de cera e não lustrar.
Com ou sem a camada extra de cera será muito mais fácil apertar a torneira, então cuidado para não quebrar o filtro.
A borda interna é bem complicada, fica mais ou menos no nível máximo da água, no meu filtro sempre encontrava mofo nesta região. Então passar um pano com cera nesta borda é recomendável.
Não podemos esquecer de passar cera na borda onde a tampa encaixa.
Olha o resultado do filtro, o meu ficou manchado porque sequei com massarico, mas se apenas limpar e encerar não ficará manchas. Outra coisa importante, as vezes no primeiro dia a cera fica meio grudenta devido ao excesso, mas não retire, aguarde um a dois dias para lustrar novamente, pois durante este período o barro do filtro irá absorver parte do óleo contido na cera e a cera em si ficará um pouco mais seca, então poderá perceber um melhora significativa no aspecto pegajoso que com o tempo não será mais percebido.
Assinar:
Postagens (Atom)